Pós-graduação de Enfermagem em Podiatria
Apresentamos o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Podiatria, uma especialização que capacita enfermeiros para cuidar dos pés e membros inferiores de forma preventiva e reabilitativa. Com enfoque na podiatria geriátrica, esportiva e complicações relacionadas, o curso oferece conhecimentos avançados, tecnologias modernas, práticas clínicas e ênfase no empreendedorismo. Torne-se um enfermeiro altamente capacitado nessa área em crescimento.
Descrição
Descrição
Apresentamos a você o Curso de Pós-graduação em Enfermagem em Podiatria, uma especialização que visa promover a saúde dos pés e cuidar dos membros inferiores de forma preventiva, educativa e de reabilitação.
Com enfoque na podiatria geriátrica, cuidados aos pés de esportistas, complicações relacionadas a unhas e calosidades, verrugas plantares, fungos nas unhas e pés, além de orientações de crescimento das unhas e lesões traumáticas, o curso abrange todos os aspectos de cuidado aos pés, com foco na prevenção e reabilitação dos pés de pacientes portadores de DM.
Sabemos que o cuidado em podiatria requer o emprego de tecnologias avançadas e conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória profissional. Portanto, o nosso curso busca capacitar e habilitar enfermeiros para oferecer cuidado embasado em evidências científicas, por meio de discussões de casos, consensos e artigos atualizados. Você terá acesso a uma equipe de profissionais especializados, ampla prática clínica e o uso de tecnologias de ponta para garantir uma formação completa.
Uma das grandes vantagens dessa especialização é preparar você, enfermeiro, para empreender na área da saúde. Além de desenvolver habilidades técnicas e científicas, nosso curso enfatiza o empreendedorismo, capacitando você a explorar oportunidades e fazer a diferença nesse campo tão relevante.
Durante o curso, você terá a oportunidade de estudar diversos temas essenciais, como introdução à podiatria, anatomia e fisiologia dos membros inferiores, podiatria clínica, biomecânica, cinesiologia, tecnologias de avaliação dos membros inferiores, entre outros.
Não perca a chance de se especializar em uma área tão importante e em constante crescimento. Valorize sua carreira, invista em conhecimento e torne-se um profissional altamente capacitado em enfermagem em podiatria. Matricule-se agora mesmo e garanta o seu lugar nesse curso de excelência!
Público Alvo
Público Alvo
Enfermeiros;
Grade Curricular
Grade Curricular
- Ética e Bioética;
- Introdução a Podiatria e Epidemiologia;
- Anatomia e Fisiologia dos MMII;
- Principais Alterações dos MMII;
- Podiatria Clínica;
- Propedêutica, Raciocínio Clínico e Fundamentos para SAE em Podiatria Clínica;
- Biomecânica, Cinesiologia e Podoposturologia;
- A Podiatria Clínica na Saúde Desportiva;
- Ensino Clínico em Podiatria;
- Reabilitação, Órteses, Próteses de Membros Inferiores e Calçados Especiais;
- Podologia clínica;
- Dermatologia na Podiatria;
- Lesões vasculogênicas;
- SAE aplicada à Podiatria;
- Manejo do pé em risco;
- Manejo das Lesões Agudas e Crônicas relacionadas a MMII;
- Gerenciamento do Serviço de Saúde em Podiatria e Empreendedorismo;
- Metodologia, registro em saúde;
- CME e Gerenciamento de resíduos. Biossegurança. Microbiologia;
- Tecnologias Aplicadas ao Cuidado de Enfermagem em Podiatria Clínica;
- Ozonioterapia;
- Laserterapia;
- Aspectos nutricionais e metabólicos para o cuidado ao paciente com lesões em MMII;
- Divulgação, marketing digital, política LGPD;
- Estágios.
Carga Horário
Carga Horário
- 18 meses;
- 472 horas/aula.
Professores
Professores
Bianca Susan Sant’Ana
Enfermeira graduada na UNIVALI em 2015, ampla experiência na área de cuidados em saúde, iniciando a trajetória em 2006 como técnica de enfermagem, ênfase em Urgência e Emergência. Vasta experiência no tratamento de lesões de pele e terapias complementares em saúde, o que me levou a especialização em Estomaterapia (2022) e Ozonioterapia (2023). Especialista em Educação Permanente em Saúde, área que atuo como educadora, exercendo o papel de multiplicadora do conhecimento nos cuidados com a saúde. Realizei MBA em Gestão de Saúde e CIH (2019) e minha grande realização profissional é o cuidado com os pés, principalmente dos idosos, l realizando a formação em Podiatra na Unyleya (2022). Interesse genuíno pelas ciências do cuidado em saúde que norteiam minha atuação profissional desde o início da minha carreira na área de saúde até os dias atuais.
Barbara Letícia Dudel Mayer
Enfermeira, Doutora em Enfermagem na área de Cuidado em Saúde no Contexto da Condição Crônica, tem Mestrado em Enfermagem na área de Avaliação de Serviços de Saúde. É especialista em Gestão de Pessoas, Auditoria em saúde, Terapia Intensiva-Emergência Adulto e Nefrologia. Atualmente desenvolve atividade profissional em três grandes áreas: 1.Gestão (Gestão de Pessoas na área da saúde, Liderança e Autoliderança, Auditoria em saúde, Análises de Custos Assistenciais, Análise de dados em saúde integrada a Tecnologia da Informação/TI e BI, Avaliação de Tecnologias em Saúde-ATS); 2.Cuidado (Clínica médica-cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Emergências médicas, Nefrologia, Hemodiálise, Segurança do Paciente); 3.Ensino (Atividade docente nível técnico e superior e Desenvolvimento de Pesquisa).
Thiago Correa
Enfermeiro formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Doutor em Farmacologia do sistema cardiovascular pelo programa de pós graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em farmacologia pelo programa de pós-graduação em farmacologia, mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é servidos público do Município de Itajaí, leciona na UNIFEBE para os cursos de graduação em Medicina e Fisioterapia. Leciona na instituição de ensino Faculdade Herrera, curso de especialização, nas disciplinas de Farmacologia na unidade coronariana, Farmacologia em nefrologia e Farmacologia na unidade pediátrica. Leciona para a faculdade Fatenp para a graduação em Enfermagem.Trabalhou como enfermeiro supervisor da unidade de terapia intensiva e emergência de um hospital cardiológico privado do estado de Santa Catarina durante 3 anos. Trabalhou como Diretor da divisão de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú.
Rosiane Bittencourt Folchini
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL de Tubarão/SC (2007), Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2010). Atuou como enfermeira estomaterapeuta em uma cooperativa médica no norte do estado no ambulatório de feridas complexas, atenção domiciliar e medicina preventiva. Há 5 anos atua na Faculdade Senac Tubarão como professora do curso técnico em enfermagem, sendo os últimos 2 anos como responsável técnica. Trabalha há 10 anos com cicatrização de feridas, e há 1 ano e meio empreende na área da estomaterapia com enfoque para cicatrização de feridas, e cuidados podiátricos.
Darla Lusia Ropelato Fernandez
Possui Graduação em Enfermagem pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2003). Especialista em Enfermagem em Nefrologia (2006) e em Gestão (2011). Mestre em Enfermagem pela UFPA – Universidade Federal do Pará (2014). Doutora em Enfermagem pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atuou como enfermeira assistencial na área hospitalar em clínica médica, clínica cirúrgica, neurologia, queimados e foi responsável técnica de serviço de hemodiálise. É professora universitária em curso de graduação e pós-graduação em enfermagem desde 2008, tendo atuado como docente na Universidade Federal do Pará (UFPA) – professora substituta; Centro Universitário do Pará (CESUPA) – docente de médico-cirúrgica e membro do Núcleo Docente Estruturante; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – professora substituta. Participa desde agosto de 2014 do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas – GESPI/NFR/PEN/UFSC. É docente de Pós-Graduação desde 2017 nos cursos de Especialização Lato sensu do Instituto Ciência e Arte em Florianópolis -SC.
Jeane Carla de Jesus Fonseca
Possui graduação em ENFERMAGEM pela FACULDADE BATISTA DE VITORIA (2010). Empresária (CEO) CLIPODIS. Experiência na área de Enfermagem em assistência: Pronto Socorro, Pediatria e Coordenação setorial de Pronto Socorro. CLIPODIS PODIATRIA – Consultório de enfermagem voltado aos cuidados com os membros inferiores.
Juliana do Carmo Azevedo Soares
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Central Paulista UNICEP (2008), Cursando Master em Podologia Pediatrica pela Universitat de Barcelona (2022-2023), possui especialização em Enfermagem Podiátrica pela UNYLEYA (2022), Mestrado em Ciências aplicada à Pediatria – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2021), Especialização em Atendimento Pré Hospitalar em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010), Especialização em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2011), Especialização em Docência em saúde pela Faculdade de Itápolis FACITA (2013), Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2014).
Erica Queiroz da Silva
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Especialização em O Aparelho Locomotor do Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (2009) e Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Aparelho Locomotor: Reabilitação e Treinamento pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade Trás -dos-Montes e Alto Douro (2014), MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário do Norte (2016) e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2022). Atuou como Diretora Acadêmica (Faculdade Literatus), Coordenadora do curso de Fisioterapia (Uninorte) e como Coordenadora da Qualidade Acadêmica (Uninorte), preceptora de estágio de Fisioterapia Ortopédica na Universidade Ibirapuera e professora de anatomia do curso de Medicina da Universidade São Caetano do Sul (USCS). Aréa de atuação profissional e investigação são: fisioterapia esportiva e traumato-ortopédica, biomecânica do joelho, pé, corrida e neuropatia diabética. Membra da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Internacional de Biomecânica.
Rosangela Maria Zimmermann Schwarz
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1983),Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela UNIVILLE/SC (2005); Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (PUC/PR)e em Centro Cirúrgico, pela SOBECC. Professora adjunta do curso de Graduação em Enfermagem, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC em Joinville/SC, no período de 2001 a 2008. Enfermeira Podiatra com habilitação em manejo do pé diabético desde 2013. Atualmente (desde 2013) é proprietária e responsável técnica pela clínica de Enfermagem com ênfase nos cuidados com os pés de pessoas idosas e diabéticas e tratamento de feridas. Organizadora e docente no curso de capacitação em podiatria clínica e manejo do Pé Diabético para enfermeiros.
Documentações Necessárias
Documentações Necessárias
- Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
- Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Fotocópia do Diploma de Graduação ou Certidão/Declaração que comprove a conclusão do curso de Graduação;
- Fotocópia do Histórico Escolar do curso de Graduação;
- Fotocópia da cédula de identidade;
- Uma foto 3×4 recente;
- Fotocópia do atestado de vacina de rubéola para pessoas do sexo feminino com idade até 40 anos;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Cópia da carteirinha do COREN;
- Trazer original para conferencia;
- CPF.
Dados Legais
Dados Legais
Faculdade Herrero
Curso Reconhecido e Autorizado pelo MEC pela portaria n.2866 D.O.U 25/08/2005 Resolução CNE/CES n.01 de Abril de 2018.
A Faculdade Herrero/Institutocienciaearte se reserva ao direito de cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de alunos para o início da turma
Datas Importantes
Datas Importantes
Data de Início: 24 de agosto de 2024
MODELO HÍBRIDO:
100% Online ao vivo- Aulas Teóricas
100% Estágio Prático Presencial
A data de início do curso PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES, caso não seja atingido o número mínimo de alunos para que o curso seja ministrado ou que ocorra algum problema técnico ou de força maior. Nesses casos, será informada a nova data de início do curso, não sendo considerada prejuízo ao aluno.